Saiba tudo sobre vidros temperados

Saiba tudo sobre vidros temperados

Sempre muito usado em áreas de construção civil, arquitetura e também na indústria automotiva, os vidros temperados chamam muita atenção pelo fato de contarem com níveis bem elevados de segurança e resistência. Quando o comparamos com a sua versão comum, o vidro temperado chega a ser cinco vezes mais resistente a impactos, quando quebra, ele se estilhaça formando fragmentos pequenos e arredondados. Diferente daqueles cacos pontiagudos que podem gerar acidentes mais graves.

Se você se interessou, nós da Crystal Box separamos algumas informações sobre os vidros temperados. Confira!

Vidro temperado: como é produzido?

Para que o vidro temperado seja criado, uma versão comum do vidro é usada e ela é conhecida como cristal. Composta por sódio, areia, alumínio, cálcio, potássio e magnésio, o material serve de base para que outros tipos de vidro sejam criados.

O vidro temperado passa por um tratamento termoquímico que é conhecido como têmpera, nele ele é aquecido a uma temperatura muito alta (600 graus) e logo depois já é resfriado.

Esse tipo de processo comprime as faces de fora e, com isso, comprime as de dentro do vidro, fazendo com que ele se torne cinco vezes mais rígido do que o vidro comum.

Outro importante processo é o químico, que aqui chamamos de iónica. Nesse processo, o vidro cristal fica dentro de um tanque com nitrato de potássio derretido, assim haverá trocas de íons entre os materiais.

Dessa forma, quando o vidro for esfriado de maneira lenta, os seus íons do sódio irão se deslocar para o potássio, do mesmo modo que os íons de potássio vão se dirigir ao vidro, assim se cria uma camada resistente bem densa.

Quais são as diferenças entre o vidro temperado e o vidro comum?

É importante saber que existem muitas diferenças entre o vidro temperado e o vidro comum, além do que já falamos quanto à segurança em caso de quebras. O vidro comum conta com uma resistência mais baixa a impactos, além dele ser mais quebradiço e mais frágil.

Mas ele é mais flexível, ou seja, ele pode muito bem ser furado e cortado para que se adeque às necessidades de cada projeto. O vidro temperado, no entanto, deve ser feito sob medida e com isso, não pode ser cortado, nem polido e nem sofrer perfurações, isso porque o seu tratamento termoquímico faz com que ele seja menos flexível.

Sendo assim, qualquer tipo de intervenção deve ser feita no vidro comum antes que ele seja transformado em um vidro temperado.

Vidro temperado: onde pode ser instalado?

Sabemos o quanto o vidro conta com a capacidade de deixar qualquer espaço mais bonito e ainda conseguir criar composições inovadoras com outros tipos de materiais, como ferro e madeira, por exemplo.

Moderno e bem elegante, ele faz com que haja uma maior economia, isso porque ele favorece a entrada da claridade natural, pode muito bem proteger pessoas contra diversos tipos de problemas, oferece uma maior privacidade e diminui ruídos, ele ainda pode proporcionar uma sensação de amplitude ao ambiente.

Ele é indicado tanto para áreas externas quanto para áreas internas, ele pode muito bem ser instalado no box de banheiros, portas, vitrines, janelas, armários, varandas, fechamento de muros, divisórias de ambientes, envidraçamento de sacada e outros, sempre dependendo do projeto arquitetônico e também do gosto das pessoas que vão morar no local. Ainda pode ser instalado em carros e em prateleiras de geladeiras.

Aqui na Crystal Box, sua vidraçaria online, você conta com o que há de melhor em vidros temperados. Venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.